quinta-feira, outubro 01, 2009

Proposta de Atividades – Sala de Informática

Projetos 2009 – II Semestre

Identificação

Escola:
"Ernestina Rodrigues"
Professor:

E-mail:
Andréa Cristina Cunha Solimões

andreasolimoes@gmail.com


Turmas onde as aulas serão desenvolvidas

Ciclo(ano)/Eja(etapa ou totalidade)
Identificação (Ex C2231)
turno
CI – 2 Ano

Tarde


Parcerias

Nome do profissional
Atuação na escola




Tema Central do Projeto: " Os Direitos das Crianças"

Tema do PPP da Escola: "Valorize a vida: Semeando uma cultura de Paz!"

Sub-temas
Disciplinas
Conteúdos curriculares
" Conhecer para respeitar"
Geografia

História

Artes

Língua Portuguesa
Pluralidade Cultural; Respeito às diferenças;

Identidades; Família/ Escola

Produção; Coordenação; Criação e Apreciação

Linguagem Oral; Produção Textual e Interpretação




Objetivos:(O que o aluno poderá aprender ou desenvolver ao final do projeto?)



Sensibilizar as crianças quanto aos direitos das crianças e o respeito às diferenças, construir apresentação eletrônica a partir da produção dos alunos. Atentar para a questão da diversidade cultural e questões sociais, valorizando relações especialmente na escola e na família.



Metodologia/ Procedimentos:

  • Apresentação de Vídeos sobre os direitos das crianças;
  • Leitura de textos (Livro "Os Direitos das Crianças – Ruth Rocha)
  • Editor de desenho e produção de texto/frases;
  • Apresentação eletrônica




Fase de Sensibilização

Ações
Recursos

(software, sites, vídeos, livros, jornal, ábaco, ...)
Coordenação da ação


Duração da ação
Aula1
* Antes de começar, vamos conversar...

* Vídeo sobre os direitos das crianças ( A História de Karina, A História de André e de Gabriel) – Fundação Telefônica;

* Produção: Escolha a História que você mais gostou e comente sobre ela.
Computador, data-show, vídeo (blog: http://protejameufuturo.blogspot.com/

ou youtube)

Editor de texto
Professor(a) da Sala de Informática
1 aula – Aprox. 1H
Aula2
* Antes de começar...(relembrando a atividade anterior)

* Texto sobre A Declaração Universal sobre os Direitos da Criança" (leitura coletiva – Com imagens) e debate; Classificar?arrastar imagens: o que é bom e o que é ruim para as crianças.


Declaração Universal dos Direitos das Crianças – Livro de Ruth Rocha ( indicação de leitura completa) – Apresentação Eletrônica. Planilha Eletrônica
Sala de Informática
1 aula


Aprofundamento do Tema

Ações


Recursos

(software, sites, vídeos, livros, jornal, ábaco, ...)
Coordenação da ação


Duração da ação
Aula1
* Produção no editor de desenho (Princípio I – Toda Criança tem direito a ser respeitada, sem distinção de raça, cor ou condição social); (Princípio II – Toda criança tem direito de ser protegida e compeendida, se desenvolver de forma saudável, com liberdade e Princípio III – Toda Criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade)
Computador: Tux Paint (produção dos alunos, por grupos de 5 – por princípio) – As Produções serão individuais.
Sala de informática
1h
Aula2
* Produção no editor de desenho (Princípio IV – Princípios V e VI)
Computador: Tux Paint (produção dos alunos, por grupos de 5 – por princípio)
Sala de Informática
1h


Produção

Ações


Recursos

(software, sites, vídeos, livros, jornal, ábaco, ...)
Coordenação da ação


Duração da ação
Aula1
* Produção no editor de desenho (Princípio VII , VIII e IX;
Computador: Tux Paint (produção dos alunos, por grupos de 5 – por princípio)
Sala de Informática
1h
Aula2
Princípio X e início da socialização das produção em sala ( apresentação
Computador: Tux Paint (todos)
Sala de Informática
1h


Culminância

Ações


Recursos

(software, sites, vídeos, livros, jornal, ábaco, ...)
Coordenação da ação


Duração da ação
Aula1
Montagem em Apresentação Eletrônica (prévia) e apresentações finais
Computador, data-show e caixa amplificada com microfone.
Sala de Informática
1h
Aula2
Ensaio e socialização em Mostra Cultural. Publicação no Blog da Escola
Computador, data-show e caixa amplificada com microfone. Internet
Sala de Informática
1h


Avaliação da aprendizagem dos alunos



Para verificar se os objetivos foram atingidos, será feita observação quanto às relações em classe (com auxílio do professor(a) parceiro(a), bem como o envolvimento nas produções e socializações, a realização das atividades de acordo com os princípios abordados, criatividade nas produções e desenvoltura/segurança nas apresentações.



Avaliação do projeto



A avaliação do projeto se forma individual e coletiva, em conselho de classe  e cumprimento do cronograma ao término deste, considerando-se a otimização do tempo/espaço destinado ao projeto.



Referências:

  • Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ciclo I;
  • Vídeo YouTube;