terça-feira, fevereiro 23, 2010

PLANEJAMENTO CURRICULAR 2010 - 3º Ano/9



"RESPEITAR A DIVERSIDADE VALORIZANDO A VIDA, EM BUSCA DA IGUALDADE SOCIAL"


1º Bimestre 2010 – SUB-TEMA: Construindo a igualdade na diferença


2º Bimestre 2010 – SUB-TEMA: Conhecendo a diversidade na formação do povo brasileiro, valorizando a cultura as culturas que nos une

 3º Bimestre 2010 – SUB-TEMA: Trabalhando a desigualdade econômica em busca da justiça social

 4º Bimestre 2010 – SUB-TEMA: Vivenciando a solidariedade para a efetivação da cidadania

 
OBJETIVOS GERAIS:
  • Contribuir para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural do educando;
  • Proporcionar momentos de troca de experiências, fortalecendo as relações interpessoais;
  • Estimular a auto-estima, companheirismo e cooperação mútua, aceitando o outro independente de suas difernças;
  • Compreensão e valorização do ambiente natural e social;
  • Formação/resgate de valores e atitudes;
  • Desenvolvimento da leitura, escrita e cálculo.
CONTEÚDOS CURRICULARES
Código e Linguagem/
Língua Portuguesa 
Ciências da Sociedade 
Ciências da Natureza 
História 
Geografia 
Ciências 
Matemática 

I – Linguagem oral, leitura e interpretação de imagens e símbolos: saudações/ combinados/ diversidade, respeito, amizade.
- narração de histórias;
- intercâmbio e exposição oral ;
- adequação da linguagem (formal e informal)


I – Quem sou? Quem somos e com quem vivemos?
- minha identidade;
- minha família (árvore genealógica linha da vida);
Nossas raízes ( nacionalidade e naturalidade;


I – Somos tod@s iguais? Como vivemos?
- características físicas; vestuário; costumes; moradia;
- localização geográfica: rua, bairro, município, estado, país 


I - Como sou? Como somos?
- partes do corpo humano;
- órgãos dos sentidos;
II– Saúde física e mental
- órgãos e sistemas;
- saúde bucal, visual e auditiva;
- prevenção de doenças e acidentes;
- alimentação saudável (origem dos alimentos e cuidados);

I – Relações, medidas e Representações no espaço:
- formas planas e sólidos geométricos;
- grandezas e medidas (tempo, comprimento, massa e capacidade);



II – Língua escrita:
- letra e alfabeto (utilização de maiúsculas e minúsculas)
- encontros vocálicose encontros consonantais/ sílabas complexas;

III - Ortografia
- correspondência fonográfica, separação entre palavras;

II – Nossa escola nossos amigos
- conhecendo novos amigos;
- visita e identificação de ambientes/ o papel de cada um;
- valorização do patrimônio;






II – Patrimônio Histórico:

- País, Estado e Município
localização geográfica e principais características;
- Pontos Turísticos e história da cidade;
- estudo de mapas (clima, relevo, vegetação)

III – Relação Homem x Natureza e Tecnologias
- recursos naturais: água, solo, animais, vegetais;
- Água: cuidados, estados/ciclo e importância


II – Estratégias de cálculo:
- Sistema de numeral decimal;
- Composição e decomposição de numerais (M/C/D/U);





IV – Língua e gramática:
- produção textual c/ utilização de indicadores para fazer inferências (sucessão de acontecimentos, paginação,...)
- interpretação e pontuação;
- discurso direto e indireto (dois pontos, travessão e aspas);
- substantivo, artigo, pronomes e verbos
III – V – Patrimônio Cultural:
- Folclore (linguagem oral, costumes, culinária,...)
"Descobrimento" e Dia do índio:
- redescobrindo nossas origens;
- a construção de nossa cultura e a nossa gente (miscigenação)


 



III – Sociedade
- Eleições;
- governos e governantes (Reis, imperadores... presidente, governador e prefeito... caciques;
- Meios de comunicação (carta, telefone, jornal, internet, ...)
- Meios de Transporte / Trânsito;
IV – Patrimônio Natural
- preservação da fauna e flora- (Hino do Pará);
- Lixo: tempo de decomposição e impactos sobre o meio ambiente, a saúde e a vida;
- Reciclagem: separação e reaproveitamento de materiais (produção de brinquedos e jogos) PROJETO
III – Resolução de Problemas:
-Registro oral e escrito;
- Adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Problemas envolvendo cálculos






 

V - Composição:
- HQ, bilhetes, cartões, textos informativos, convites, poesias, adivinhações, poemas, cantigas, anúncios, histórias....
IV – A criança, seus direitos e seus "deveres"
- Declaração Universal dos Direitos da Criança (a infância "ontem" e "hoje"/ resgate das brincadeiras infantis) PROJETO
IV – Nosso planeta
- zona rural e urbana;
- paisagem natural e modificada;
- mudanças climáticas; fenômenos da natureza
- nossas ações sobre o meio ambiente; 
V – Origem da vida
- De onde viemos? Criacionismo e Evolucionismo;
- O Universo (astros e estrelas)
IV– Revisão:
- antecessor e sucessor;
- maior e menor;
- par ímpar;
- dúzia e dezena;
- ordinais e cardinais


* Dia do Livro Infantil;
* Dia da poesia


- uso do dicionário;

História Geral:
- Adesão do Pará;
- Independência do Brasil;
- Proclamação da República;
- Dia da Bandeira

Temas transversais:
- etnia, raça,
- violência, desemprego,
- diversidade cultural;
- inclusão. 


Temas transversais:
- saúde;
- meio ambiente;
- pluralidade cultural;
- orientação sexual;


Tratamento de informação:
- produção e interpretação de gráficos e tabelas
ESTRATÉGIAS 
Código e Linguagem/
Língua Portuguesa 
Ciências da Sociedade 
Ciências da Natureza 
História 
Geografia 
Ciências 
Matemática 
Diálogo com os alunos; Leitura oral e silenciosa;
Confecção de cartazes;
Trabalhar textos diversos;
Poesias, canções;
Jogos e brincadeiras;
Atividades no caderno;
Utilização do livro didático;
Filmes;
Exposições;
Atividades em grupo;
Jornal escrito e falado;
Caixa de correspondências
Atividades e m grupo;
Identificação de informações em variados documentos;
Utilização do livro didático;
Filmes;
Elementos culturais (danças, lendas, culinária,...);
Pesquisas;
Exposições;
Álbum seriado da turma
Pesquisas;
Utilização do livro didático;
Produção de mapas e maquetes;
Exposições;
Censos;
Jogos e brincadeiras;
Filmes;
Passeio ao Planetário
Confecção de cartazes;
Utilização do livro didático
Experimentos;
Filmes;
Exposições;
Passeio ao Museu (pesquisa de campo)
Atividades em grupo;
Utilização do livro didático;
Jogos e brincadeiras;
Uso do calendário;
Atividades no livro didático;
Atividades no caderno;
Utilização de materiais concretos (tampinhas, palitos, etc...);
Feira (compra e venda);
Utilização do quadro de valor;
Músicas;
Censos, gráficos e tabelas;
Textos
AVALIAÇÃO/ ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS

  • Participação, freqüência, atenção, envolvimento, e registros escritos;

    • Contínua, com culminância bimestral